Processo de admissão de funcionário x tecnologia
- Mauricio Bavose
- 23 de fev.
- 3 min de leitura

Sabia que nos dias de hoje praticamente não se movimenta papel como cópia de documentos, currículo, atestado, enfim, todo aquele rol de documentos que era pedido para o candidato a uma vaga de emprego?
E quanto à digitação de todos estes dados no sistema que calcula a folha de pagamentos, no que o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) utiliza para fazer seus controles, de atestado periódico, por exemplo, enfim, e de vários outros subsistemas que utilizam os dados funcionais e pessoais dos funcionários?
O processo de admissão digital de funcionários veio para ajudar. Não é novo, já tem alguns anos, mas apesar de vários benefícios que vamos trazer aqui, ainda tem algumas empresas que sofrem com este processo, não processo em si, mas muito com as integrações entre sistemas.
Mas vamos falar dos diversos benefícios que o processo de admissão digital de funcionários trás para as empresas e para o funcionário que está sendo admitido.
A automação de tarefas utilizando ferramentas que capturam os dados do candidato e a eliminação de processos manuais, diminuem bastante o tempo entre a seleção e o início do candidato das suas atividades. Bom para o RH e para a área demandante, isto implica em agilidade e eficiência.
A captura (digitalização) reduz a possibilidade dos erros manuais, que normalmente acontecem na digitação, menor margem para os erros, e ajuda na organização dos documentos, não sendo mais necessário espaço, pastas e armários para a guarda dos documentos.
Com a redução de tempo e dos processos manuais, tanto para a equipe que cuida do recrutamento e seleção, quanto para a que cuida do registro das admissões, podem se dedicar a atividades estratégicas com este tempo que foi ganho, por conta da otimização de recursos.
Para o candidato o processo fica mais prático e intuitivo, pois pode realizar todo o processo de admissão online, uma vez que, com um dispositivo móvel, pode fazê-lo a qualquer hora e lugar.
Ainda com relação ao candidato, este processo via plataformas digitais, permite uma comunicação mais rápida e eficiente, permitindo respostas mais ágeis e personalizadas.
Com a eliminação de documentos físicos teremos uma economia com papel e impressão, também no armazenamento.
Normalmente as plataformas utilizadas são seguras, o que permite uma proteção de dados, evitando fraudes e vazamento de dados pessoais dos candidatos.
A assinatura digital ou eletrônica tem validade jurídica e garante a integridade das informações.
Muito se fala em sustentabilidade, e neste caso tem sim um impacto ambiental positivo, pois há redução no uso de papel.
É claro que tudo isto não acontece num estalar de dedos. Há que se fazer um projeto com as áreas envolvidas e principalmente a TI, que vai trabalhar na integração dos dados com os sistemas que a empresa utiliza. Às vezes é necessário até contratar um fornecedor para fazer esta tarefa.
Palavras-chave:
Simplificação
Agilidade
Eficiência
Experiência
Custos
Segurança
Sustentabilidade
Algumas das principais plataformas de admissão digital de funcionários, no mercado brasileiro:
Gupy
Kenoby
PeopleSmart
RH Smart
Reachr
Único People
Factorial
BambooRH
Quando for escolher considere antes os fatores abaixo:
Para atender às suas necessidades específicas, verifique se oferece as funcionalidades necessárias.
Ela tem a ou as APIs necessárias para integração com os sistemas que a empresa possui, como ERP e o sistema de folha de pagamento?
Se ela é de fácil manuseio, ou seja, usabilidade, tanto para a empresa, quanto para o candidato.
Suporte técnico é imprescindível. Ela oferece um bom suporte técnico?
E claro, o custo, que deve estar, ou ser compatível com o orçamento da empresa.
By mbavфsedp
Comments